quinta-feira, 14 de abril de 2011

Geração Coca-Cola

Falarei sobre a geração coca-cola, da onde surgiu essa expressão e a que ela se refere.
A expressão surgiu a partir da música Geração Coca-cola de Renato Russo, vocalista do Legião Urbana. A música feita em 1985 retrata a juventude da época, seus pensamentos e o que esperam da futura geração.
Diz-se coca-cola, pois os E.U.A e seus produtos tinham e tem alto consumo no mercado brasileiro, assim como os fast foods e todo tipo de “lixo comercial, industrial” . Renato Russo faz uma crítica a esta cultura americanizada e ao governo opressivo ditatorial que “programava” seu povo a viver neste consumismo e sem palpitar, numa época em que o brasileiro não tinha voz.
Geração coca-cola traz a revolta e também a esperança nos jovens do novo milênio, mais conscientes, informados e engajados na política , “o futuro da nação.”
Renato Russo retratou uma época, mas sua música permanece atual , ainda somos a geração coca-cola, consumista e capitalista dos anos 80 com a deficiência maior de que desaprendemos a lutar pelos nossos direitos.“ Quem roubou nossa coragem?”.
O cantor acertou quanto a fazer comédia no cinema com as leis, podemos ver isso no filme Tropa de Elite, a milícia sendo desmascarada. Mas Renato talvez ficasse decepcionado em ver que os adolescentes de hoje perderam a voz mesmo tendo a sonhada liberdade de expressão. Hoje não se quer cantar os males, queremos tomar coca-cola. Não é assim que tem que ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário